Espetáculo 'Terra dos Outros Felizes' estreia no Teatro dos Arcos

16 agosto 2017 |


O espetáculo "Terra dos Outros Felizes - O jogo dos amigos imaginários" estreia no Teatro dos Arcos dia 02 de setembro e fica em cartaz até o final do mês, com entrada grátis. Escrito pela jovem e reconhecida dramaturga Michelle Ferreira, o espetáculo tem direção de Vanessa Guillen e é a segunda produção a ser apresentada pelo projeto Berçário Teatral, que até o final do ano apresentará novos espetáculos no Teatro dos Arcos.

A montagem transita entre o real e o imaginário, abordando questões como medo, solidão e a busca frenética pela felicidade.  Em “Terra dos Outros Felizes - O jogo dos amigos imaginários” nove personagens estão fechados em uma casa de praia durante um dia de chuva e ali transitam entre ilusão e realidade. Ao receber o resultado de um exame e descobrir uma doença que pode ser fatal, a protagonista Silvia, interpretada pela atriz Deborah Graça, vive como em sonho. Cercada por personagens, ora atores, ora pessoas reais de sua vida, ela experimenta momentos intensos entre epifanias, lembranças e ficção. Silvia assiste a tudo sem nunca saber se pertence ou não à “terra dos outros felizes”.
Nessa espécie de reavaliação da própria vida, Silvia reencontra diversos amigos em sua imaginação. Em um jogo quase absurdo, a peça levanta questões como "qual é o tamanho do vazio em nossas relações?", "qual é a dose de realidade que precisamos para agir?" e "o que é real e o que é inventado em nossas mentes?".

O espetáculo propõe uma narrativa não linear, sem deixar de lado a comunicação clara com o público. “A peça retrata bem o momento em que vivemos, mostra relações superficiais e a dificuldade das pessoas em se aprofundarem no contato com o outro”, explica Vanessa Guillen, que privilegia o realismo na atuação para que se evidencie ainda mais a dúvida entre ficção e realidade presentes no texto.

A dramaturga paulistana Michelle Ferreira já teve seus textos encenados com grande repercussão na cena teatral. Exemplo disso são as peças “Animais na Pista”, “Como ser Uma Pessoa Pior, “EstudoHamlet.com”, “Riso Nervoso”, “Sit Down Drama” e “Tem Alguém que Nos Odeia”. Agora a autora faz parceria com a diretora Vanessa Guillen, que já trabalhou com importantes profissionais do teatro e da dança, como José Possi Neto, Cláudia Raia, Christiane Torloni, Paulo Goulart Filho e atuou no Balé da Cidade de SP, entre outros projetos.

A direção escolheu um elenco com vários artistas expoentes do cenário atual paulistano: Bárbara Salomé, Deborah Graça, Dyl Pires, Ernani Sanchez,Fernando Fecchio, Fezu Duarte, José Sampaio, Katia Calsavara e Nina Morena. A equipe se completa com Márcia Pires, que assina o cenário; iluminação de Rossana Boccia, trilha sonora de Peter Mesquita e figurinos de Fernando Fecchio.

SOBRE A AUTORA 

Michelle Ferreira é atriz, dramaturga, roteirista e diretora. Formada pela Escola de Arte Dramática, cursou a Faculdade de Ciências Sociais, ambas na Universidade de São Paulo. Foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do CPT, com coordenação de Antunes Filho por oito anos. É uma das formadoras na área de Dramaturgia na SP Escola de Teatro. Foi duas vezes finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia (2009, com “Reality Final”, e 2011, com “Tem Alguém que nos Odeia”). Ganhou o segundo lugar do Prêmio Heleny Guariba de Dramaturgia Feminina e foi uma das classificadas para o concurso Nova Dramaturgia Brasileira realizado pelo CCBB (Reality Final). Com a peça “Os Adultos Estão na Sala” foi indicada ao Prêmio Shell de melhor autora em 2013. Estreou “Tem Alguém que nos Odeia”, sua primeira peça no exterior, em Glasgow, Escócia, em abril de 2016.

SOBRE A DIRETORA 

Vanessa Guillen é diretora, coreógrafa e bailarina. Cofundadora e diretora da Abominável Cia, realiza trabalhos autorais em teatro, dança e teatro musical. Já se apresentou com importantes companhias de dança brasileiras, como Balé da Cidade de SP, em Barcelona, Taipei, Montevidéu, Viena, Dusseldorf e outras cidades. Entre suas direções estão “O Homem n´Água”, de Claudia Schapira, com Paulo Goulart Filho; “Valsa nº 6”, de Nelson Rodrigues; e “Subterrâneo”, baseado em Dostoiévski, da Abominável Cia. Coreógrafa dos projetos MPB Em Cena há 3 anos com espetáculos em cartaz no Teatro Folha; “Constellation”, dir. Jarbas Homem de Melo; “Cinderela”, dir. Isser Korik; e “Mamonas O Musical”, dir. José Possi Neto. Diretora de movimento de Luiza Possi e Zizi Possi. Assistente de direção e preparadora na Cia Os Satyros na peça “Roberto Zucco”, prêmio Shell e APCA de melhor direção. Assistente de direção e diretora residente de José Possi Neto nos musicais: “Ghost”, “Raia 30 Anos”, “Crazy For You”, “Cabaret”, “New York New York”, “Emoções Baratas”, “Bark! Um Latido Musical” e nas peças “Vidas Privadas” e “Master Class”, com Christiane Torloni.

SOBRE O ELENCO

- Deborah Graça tem mais de 20 anos de carreira. Atuou nas montagens teatrais “Do Outro Lado da Rua”, do Núcleo Experimental, “A Arte de Pensar Negativamente”, da Cia. Sem Censura, “Philosophy in the Boudoir” no Hollywood Fringe Festival, em Los Angeles; “Vestido de Noiva”, “Roberto Zucco”, da Cia Os Satyros; “A Gaivota no Infinito do Espelho”, direção de Marcelo Galdino; “Quarto 77”, direção de Roberto Lage; Entre os musicais estão “O Soar da Liberdade” e “Kin ConKrof”, direção de Carlos Bauzys. Conquistou o Prêmio FEPAMA em 2001 e 1998 pela atuação em “Bodas de Lata” e “Mamma Mia, Nona!” de Hamilton Saraiva e recentemente o Prêmio “Extension” no Hollywood Fringe Festival 2013 Los Angeles.

- Fernando Fecchio é ator e figurinista. Atuou em diversas companhias, entre elas, a "Cia Elevador de Teatro Panorâmico", "Cia da Revista", "Antikatártika Teatral" e atualmente integra o elenco da Cia. Parlapatões Patifes e Paspalhões. Entre as mais de 25 peças encenadas se destacam "Rei Lear", dir. Ron Daniels; "Camino Real", "17xNelson" e o monólogo "A Geladeira", dir. Nelson Baskerville; "Sonho De Uma Noite De Verão", dir. Kleber Montanheiro; "O Homem, A Besta e A Virtude", dir. Marcelo Lazzaratto; "Um Dia Quase Igual aos Outros", dir. Neyde Veneziano; "Pornô Falcatrua", dir. Gustavo Machado; "Quem Tem Medo de Curupira", dir. Debora Dubois; "Clássicos do Circo" e "O Burguês Fidaldo", dir. Hugo Possolo; "Uma Trilha Para Sua História", dir. Gustavo Kurlat.

- Katia Calsavara  é atriz e bailarina. Atuou nas peças “Roberto Zucco”, “Sa tyros Satyricon”,  “Criança Cidadã”, “Vestido de Noiva”,  “Liz ”,  ”Adormecidos ”, “Não Morrerás ” e  “Não Vencerás ”, da Cia Os Satyros; “Do Outro Lado da Rua”, do Núcleo Experimental. No cinema, atuou no longa “Tudo Vai Ficar da Cor que Você Quiser ”, de Letícia Simões.

- José Sampaio atua nas artes cênicas em projetos autorais e performativos desde 2007, em diversas companhias de São Paulo, entre elas, Os Satyros, Andar 7, ExCompanhia, Corpos em Fluxo em trabalhos premiados com Shell, APCA e CPT. Pesquisa novas mídias, através de vídeo-performances, áudio-séries, como nos projetos "O Enigma Voynich", contemplado pelo programa de ação cultural PROAC e "Teatro APP". No audiovisual, trabalhou nas premiadas séries "A Menina Sem Qualidades" e "O Negócio" e em curtas-metragens de novos diretores.

- Bárbara Salomé  é atriz e palhaça. Atualmente faz parte do Coletivo ah!gente Secreto. Atuou nos espetáculos "Roberto Zucco" e "Mitos Indígenas", da Cia Os Satyros; "Fausto in Progress", do Andar 7; "EU - Negociando Sentidos", com a ExCompanhia de Teatro, na Alemanha; "Por Acaso, Navalha” da Companhia Caxote; "Do Lado Direito do Hemisfério", da Cia. Afeta. Fez turnê pela Europa com o espetáculo "Servos de Pan". Estreou a primeira série brasileira em áudio binaural "O Enigma Voynich", e na TV teve participação na série "Rua Augusta", do canal TNT.

Fezu Duarte  é diretora e atriz. Atuou nas montagens "O Escritor", de André Santana; "Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora", de Caio Fernando Abreu; "Versões Urbanas" e "Ópera do Malandro", direção de Gabriel Vilella; "Olhares de Perfil - O Mito de Greta Garbo", de Roberto Cordovani; "Na Cama com Tarantino", de Marcos Ferraz; Dirigiu e atuou em diversos espetáculos da Cia de Teatro Rock. Na direção ganhou prêmios, como, FEMSA Coca Cola em "A Sessão da Tarde" e Prêmio Qualidade Brasil em "Lado B Mudaram as Estações".

Dyl Pires é ator e poeta. Cofundador da Abominável Cia, participou dos espetáculos “Morte e Vida Severina”, “Viva El Rei D.Sebastião”, “Paixão Segundo Nós”; Atuou em “Roberto Zucco", “Satyros Satiricon", “Édipo na Praça”, “Edifício London”, “E se Fez a Humanidade Ciborgue em 7 Dias” da Cia Os Satyros; “Você Está Livre”, com a Cia Teatro Sem Censura. Autor dos livros: “O Perdedor de Tempo”, “O Torcedor ” e  “Éguas”.

- Nina Morena estreou aos 8 anos de idade na peça "Elas por Elas"; Em NY participou do The Hampton Shakespeare Theater Festival em "A Tempestade”; Também trabalhou em Lisboa com a peça “Aonde Está Você Agora?”; Participou das peças “A Filha da...” com Marília Pêra e do “Auto da Barca do Inferno", Brício” A incrível Confeitaria do Sr. Pellica", “Garagem”, de Gustavo Paso, e "Jogo Aberto", direção de Isser Korik. Fez os musicais “A Arca de Noé- Vinícius para Crianças” e “Aida- o Musical” Na TV integrou o elenco de "A Grande Família", "Por Toda a Minha Vida-Frenéticas", na minissérie “Um só Coração” e a novela “Páginas da Vida”, na rede Globo. No Multishow protagonizou a série “Quase Anônimos”. Foi elenco de “Cúmplices de um Resgate” no SBT. No cinema, protagonizou “Um Romance de Geração” e participou dos longas “Mulheres do Brasil”,  de Malu de Martino, e "Mulheres Sexo Verdade Mentiras", de Euclydes Marinho.

- Ernani Sanchez é formado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi. Ator, palhaço, músico e diretor profissional há quinze anos. Passou pelo C.P.T. com coordenação de Antunes Filho e lá ficou por um ano. Atuou nas peças “ANTIdeus”, texto e direção de  Carlos Canhameiro, “A Vida Dela”,  de Priscila Gontijo com direção de Mario Vedoya; “Um Circo de Rins e Fígados”, dirigido por Gerald Thomas, “A Mandrágora”, com direção de Eduardo Tolentino, entre outras montagens. No cinema atuou no longa “Corpo Elétrico” de Marcelo Caetano, no longa “Tardes Livres” de Renato Chiappetta e no curta metragem “14 bis” de André Ristum. Na TV atuou nas séries “Zé do Caixão” no canal Space, “Gigantes do Brasil” para o canal History Channel, “A Garota da Moto”  pelo SBT, “Rotas do Ódio” pela Universal, “Rio Heroes” pela Fox, além de participações no programa “As Olívias na TV” no Multishow.

FICHA TÉCNICA

Texto: Michelle Ferreira
Direção: Vanessa Guillen
Elenco: Bárbara Salomé, Deborah Graça, Dyl Pires, Ernani Sanchez, Fernando Fecchio, Fezu Duarte, José Sampaio, Katia Calsavara e Nina Morena
Cenografia: Márcia Pires
Iluminação: Rossana Boccia
Figurino: Fernando Fecchio
Trilha sonora: Peter Mesquita
Fotos: Ricardo Lopes

TERRA DOS OUTROS FELIZES – O JOGO DOS AMIGOS IMAGINÁRIOS
Local: Teatro dos Arcos (Rua Jandaia, 218. Bela Vista. Tel: 11 3101-8589)
Estreia: 02 de setembro
Temporada até: 24 de setembro
Apresentações: sábados e domingos, às 19h. Capacidade: 70 lugares
Ingresso: Grátis (entrega de convites no local uma hora antes da sessão)
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 12 anos 
 Foto: Ricardo Lopes

TEATRO DOS ARCOS
Horário de funcionamento da bilheteria: somente nos dias de apresentação, uma hora antes.
Acesso para cadeirantes
Ar-condicionado
Estacionamento conveniado: Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 502. Valor: R$ 20,00



0 comentários: