'Arte & Ciência' no CCBB Rio

25 setembro 2015 |



Refletir sobre o universo e sua origem sempre foi uma preocupação da filosofia. Como está esse diálogo hoje? O que descobertas como buraco negro, matéria escura e expansão do universo sugerem ao pensamento filosófico hoje em dia? Para discutir estas questões o ciclo Arte & Ciência reúne o físico teórico Rogério Rosenfeld e o filósofo e poeta Antonio Cícero, no debate A Física na Fronteira da Filosofia, que acontece no dia 30 de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A mediação do encontro é da jornalista Nayse López.

Arte & Ciência
 propõe a seus convidados questões estimulantes e atuais, como o futuro da inteligência artificial; o papel da memória e da imaginação no mundo contemporâneo; os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas. Os debates do ciclo estão acontecendo no CCBB Rio de Janeiro e também nos CCBBs de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

No CCBB Rio de Janeiro, os dois últimos encontros do ciclo, de uma série de sete, são A Ética nos Tempos da Biogenética, com a biogeneticista Mayana Zatz e a filósofa Olgária Matos, no dia 29 de outubro; e O Futuro do Humano, com o cientista Edgard Morya, da equipe de Miguel Nicolelis, e os artistas plásticos Eduardo Bonito e Lívia Diniz, da Casa Nuvem, no dia 25 de novembro.


Antonio Cicero é filósofo, poeta, ensaísta. Autor dos livros Guardar, Prêmio Nestlé de Literatura de 1996; A Cidade e os Livros, Prêmio ABL de Poesia 2012; e, em parceria com Luciano Figueiredo, O Livro de Sombras. É também autor dos livros de ensaios filosóficos O Mundo Desde o Fim, Finalidades Sem Fim e Poesia e Filosofia. Organizou os livros de ensaios Forma e Sentido Contemporâneo: Poesia e, em parceria com Waly Salomão, O Relativismo Enquanto Visão do Mundo. Com Eucanaã Ferraz, organizou a Nova Antologia Poética de Vinicius de Morais. É ainda autor de inúmeras letras de canções, tendo como parceiros compositores como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco, entre outros. Em 2012, recebeu o Prêmio Alceu Amoroso Lima — Poesia e Liberdade.


Rogério Rosenfeld possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física, também pela USP, e doutorado em Física pela University of Chicago. É professor livre docente do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Suas áreas de atuação são a Fenomenologia de Partículas Elementares e Cosmologia. É atualmente diretor do Instituto de Física Teórica da UNESP, vice-diretor do ICTP South American Institute for Fundamental Research, presidente da comissão de área de Partículas e Campos da Sociedade Brasileira de Física, membro do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) e da colaboração Dark Energy Survey (DES), membro do Conselho Científico da Fundação Instituto de Física Teórica e membro do Conselho Editorial da Fundação Editora UNESP. É autor de mais de 80 artigos científicos e dos livros de divulgação: Feynman & Gell-Mann --  Luz, Quarks, Ação e O CERNE da Matéria - A Aventura Científica que Levou à Descoberta do Bóson de Higgs, publicado pela Companhia das Letras, segundo lugar do Prêmio Jabuti de Ciências Exatas de 2014.

O debate A Física na Fronteira da Filosofia acontece no auditório do 4º andar e as senhas devem ser retiradas na bilheteria, a partir das 17h30.
O CCBB Rio de Janeiro fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: 3808-2020.

PARA ROTEIRO
Evento: Arte & Ciência
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil 
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves
Debate: A Física na Fronteira da Filosofia
Data: 30.09.2015 – Quarta-feira
Horário: 18h30 às 20h30
Debatedores: Rogério Rosenfeld e Antonio Cicero

Local: Centro Cultural Banco do Brasil / Auditório 4º and. 
(Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: 21 3808-2020)

Classificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA - mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.

Foto1: Eucanaã Ferraz
Foto2: Renato Parada




0 comentários: