Um coração generoso que despertou grandes motivações. Esse é o coração de Ervani Santos, 34 anos, residente do município de Tanguá, no interior do Rio de Janeiro. Sem nenhum recurso, realiza eventos de dois em dois meses no Asilo São Vicente de Paula, no Centro de Rio Bonito, com o intuito de arrecadar alimentos para auxiliar os internos. Com shows e muita diversão, leva alegria para os idosos. Sua iniciativa ganhou um nome bem sugestivo... “A União faz a Força”... E não poderia ser outro pela necessidade que o projeto tem, a cada ação de Ervani e companhia. Ele conta como foi o início dessa história. “O projeto surgiu no dia 27 de outubro de 2013 somente comigo, pois eu queria dar um jeito de levar alegria para um lugar que só tem pessoas que precisa de carinho. Daí, então, convidei meu amigo Mazinho dos Teclados e José Augusto da Percussão. Eles aceitaram meu convite, divulguei em meu perfil no facebook e foi quando começou aparecer pessoas interessadas em ajudar”, relata.
O jovem fala sobre seu real desejo com o projeto. “O motivo é levar alegria aos que mais precisam, como os ‘vovozinhos’”, garante emocionado.
Em meados dessa semana, Ervani Santos conversou com o CULTURA VIVA.
Acompanhe!
CULTURA VIVA: Qual o principal objetivo do projeto?
ERVANI SANTOS: O principal objetivo é ajudar os que mais precisam, conseguir mais pessoas para participar do grupo para arrecadar alimentos e outras coisas que o projeto mais precisa.
C.V.: Para as ações do Projeto você conta com uma equipe de voluntários. Essas pessoas são todas do município de Rio Bonito ou vêm de outras cidades próximas também? Em sua análise, qual a maior preocupação do pessoal que te ajuda?
E.S.: A minha equipe é composta por moradores de três cidades vizinhas: Rio bonito Tanguá e Itaboraí.  Não importa de qual cidade a pessoa seja; se ela tiver o desejo em ajudar será bem-vinda no grupo. Minha preocupação maior é que os vovozinhos não passem necessidades. Sempre oriento nosso grupo dizendo que precisamos cuidar deles como se fossem nossos avós, são o nosso espelho do amanhã.
C.V.: O que você mais precisa para que o Projeto ganhe força em Rio Bonito? Pretende estender para outros municípios?
E.S.: Para que o Projeto A União faz a Força ganhe mais força, precisamos de  contar com a ajuda de todos. Somente eu e as poucas pessoas que me ajudam, jamais conseguiremos. Queremos realizar esse trabalho com a participação de toda a sociedade. Não é impossível, basta as pessoas abrirem o coração para ajudar e, assim, atenderem ao necessitado. Enquanto nosso grupo for pequeno, continuaremos somente em Rio Bonito e ainda com dificuldades para levarmos esse trabalho. Mas, se o grupo estiver maior, aí sim, poderemos levar alegria para outros lugares próximos, como asilos, creches e hospitais.
C.V.: Que apelo você faz para que empresários, políticos e a sociedade ajudem o Projeto “A União faz a Força”?
E.S.: Peço que os empresários e políticos nos ajudem a expandir nossa ideia. Através de doações de alimentos e agasalhos, por exemplo, todos irão nos ajudar muito. Com essas ferramentas em mãos, nossa missão será cumprida em cada ação que fizermos no asilo. Precisamos disso. Para se ter uma ideia, só realizamos o evento no asilo de dois em dois meses para tentarmos arrecadar alimentos suficientes. Se fizermos em menos tempo, nada teremos a levar para os vovozinhos. 
C.V.: Há algo mais que queira comentar sobre o Projeto?
E.S.: Nosso desejo é que o nosso projeto cresça cada vez mais.   Gostaria de agradecer a Dany ‘Danadinha’, Mailson e sua esposa  Josimara que sempre estão comigo nessa batalha, e os amigos que sempre fazem a doações, sem falta. Agradeço também ao Rogério ‘Bagulho’, ao Mauro do Espaço do forró e ao Clayton da Conceição...  Sempre esta nos ajudando.
***Os interessados em colaborar com o Projeto “A União faz a Força” podem obter mais informações nos telefones: (21) 98473-7663 e 99538-6807 (falar com Ervani Santos)
Foto: Arquivo pessoal de Ervani Santos
 

 

0 comentários: