Encontro Municipal de Cultura em Niterói

17 junho 2010 |

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) dá continuidade ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura e promove os próximos Encontros Municipais de Cultura na região Metropolitana.

No dia 21 de junho a equipe da SEC estará em Niterói para aprofundar o diagnóstico iniciado nas reuniões realizadas em 2009. O encontro contará com a participação de artistas, produtores, agentes culturais, representantes de entidades e gestores públicos de cada município.

A equipe da SEC já visitou a Costa Verde, o Médio Paraíba, as Baixadas Litorâneas, o Centro Sul e parte das regiões Metropolitana e Serrana. Os Encontros Municipais de Cultura serão realizados em todos os 92 municípios do estado até agosto deste ano.

O Plano Estadual de Cultura tem como principal objetivo a definição de políticas públicas de longo prazo para a cultura fluminense. Como primeiro desdobramento do diagnóstico inicial obtido nas reuniões do Plano em 2009, foi criado o PADEC – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro – que beneficiará todos os municípios do estado (exceto a capital) ainda este ano, através do repasse de quinze milhões de reais para projetos estruturantes na área da cultura.

Durante as próximas etapas do Plano Estadual de Cultura o diagnóstico será refinado e se transformará em peça fundamental para a elaboração de programas e ações que tenham por objetivo a melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense. Ao final deste processo, inédito na história da cultura no estado, as propostas do Plano Estadual de Cultura serão consolidadas em um projeto de lei estadual da Cultura.

Niterói - dia 21 de junho
17h às 20 horas
Auditório do MAC (Museu de Arte Contemporânea)
Mirante da Boa Viagem s/n - centro

Programação dos Encontros Municipais:
Apresentação do processo de construção do Plano e das ações da SEC no estado
Discussão de temas e aspectos relevantes à cultura do município, que subsidiará a elaboração do diagnóstico.

0 comentários: