AUDIÊNCIA DA TV BRASIL MOBILIZA PÚBLICO

01 junho 2010 |


A segunda Audiência Pública da TV Brasil e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), aconteceu hoje no Rio de Janeiro, às 14h, no auditório da Rádio Nacional, com uma participação expressiva do público e de autoridades, como os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e das Comunicações, Flanklin Martins, e do ex-reitor da Unisinos, o professor José Moacir Gomes Pereira, de Porto Alegre (RS), dentre outros. A mesa debatedora foi composta pela presidente da TV Brasil, Tereza Cruvinel e pela presidente do Conselho Curador da EBC, a ecóloga da Floresta Amazônica Ima Vieira, quem conduziu o evento. O tema do evento foi “A programação da TV Brasil e das emissoras de rádio da EBC” e levou os presentes à várias discussões no tocante à grade da TV Brasil, em especial. Durante o evento, o público também participou pela internet.

Na sequência, Tereza Cruvinel deu a palavra ao Diretor de Programação Infanto-juvenil da emissora, Rogério Brandão, para falar sobre os programas infantis que exibem. Ele destacou que dedicam seis horas diárias da programação às crianças e, enquanto a produção nacional se organiza, levam ao ar desenhos animados. “Exibimos o melhor conteúdo público produzido em outros países, como Canadá, França e Bélgica. Esse conteúdo é tratado como ‘conteúdo-prêmio’”, destacou.

Além disso, o Diretor de Produção de Arte, Cultura, Educação e Ciência, Roberto Faustino, também comentou sobre a preocupação da emissora em apresentar programas que mostrem a diversidade cultural do país.

Em seguida, o apresentador do “Ver TV”, Lalo Leal, também teve oportunidade para comentar e enfatizou o real papel de uma TV pública. “Um empresa pública só tem sentido de existir com a participação do público. Tanto no Conselho Executivo como no Curador, há bastante atenção no sentido de ‘Ouvidoria’”, informou.

Depois, o público ganhou voz quando, por meio de um sorteio, algumas pessoas eram convidadas ao microfone para opinar, sugerir, criticar ou questionar. Entre as cobranças, solicitaram a exibição de mais programas ao vivo, de produções nacionais, o retorno dos programas “Espaço Público” (apresentado por Lúcia Leme) e "Direito em Debate", além da indignação pela notícia de que a TV Brasil não exibiria mais o “ABZ do Ziraldo”.

Feitas as colocações sobre televisão, o debate falou sobre as oito emissoras de rádio que compõem a EBC.

A mediadora Irma Vieira comunicou que a Ouvidoria da EBC responderia ao público, posteriormente. Não havia tempo hábil para responder a todas as indagações durante a audiência.

Com a iniciativa, os produtores do evento conseguiram provar de fato que a TV Brasil e a EBC procuram cumprir o papel de emissoras públicas e chamam o público para a discussão – um exemplo de cidadania para todo o país.

Foto: Edson Soares

0 comentários: