INCOMPREENDIDO

22 abril 2010 |


Contar com alguém. Ser ouvido e respeitado. Ser aceito. Receber conselhos que incentivem ou alertem. Quem, nesse mundo, não precisa de um aconchego desses? Ninguém consegue viver só, como se fosse um silvícola isolado em meio ao urbanismo. Impossível. Por certo, o indiferente destruiria os demais como suas presas... Fáceis. Talvez com fome, raiva ou inveja por não conseguir se relacionar como os demais. Enfim, difícil convivência.

Mas, com o “andarilho” tempo, as pessoas passaram a inverter valores, condutas e costumes tipicamente humanos. Houve, na verdade, uma confusão de sentimentos e desejos que, ao confluírem-se com os de outrem, conflitaram-se ao invés de complementarem-se. A agressividade foi tanta que gerou a violência e, como consequência, a vida ficou seleta ou quase exclusiva. Tendências da era globalizada, onde se pode ir ao banco e ao shopping pela internet. A vida ficou cômoda por temer encarar os desafios “lá fora”... “O outro pode me ferir com um canivete ou me destruir com uma arma, levar o que me pertence, me expor”... “E ainda corro o risco de ser premiado com uma bala perdida, sem pena, sem chance de sobreviver, geralmente”.

Assim, a existência ficou cruel. Essa amargura penetrou os corações e trouxe como bônus, a dificuldade na comunicação. Um fala “azul”, o outro entende “verde”. Se pelo menos entendesse “blue”, ficaria mais fácil a tradução, não é mesmo?

Essa incompreensão transforma as fases da vida num deserto árido, difícil de atravessar como um homem só. A travessia se torna mais rápida quando tem outro para ir dialogando, rindo ou chorando. É mais salutar. Ao ser “incompreendido”, o homem acarreta a mágoa, o sofrimento, a enfermidade na alma que, dentro de certo período, transparece no corpo, de forma viva e eficaz em sua catástrofe.

É melhor compreender. Amar. Ouvir e ser ouvido. Dar carinho e ser acariciado. Dar atenção, mesmo sem poder atender aos anseios. Basta o olhar sincero, o tempo precioso dedicado, sem interesses nem usurpação. Por isso, seja gestor de atitudes e de comportamentos dessa natureza para fazer diferença nesse mundo tão mal.

0 comentários: