ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O PETRÓPOLIS GOURMET

08 outubro 2009 |

Falta apenas um mês para o sabor da França subir a Serra

Contagem regressiva! Para fechar com chave de ouro as comemorações do Ano da França no Brasil, está chegando o IX Petrópolis Gourmet, que entre os dias 12 e 22 de novembro vai difundir todo o sabor da gastronomia francesa na Cidade Imperial. Os 40 restaurantes participantes elaboraram um cardápio completo inspirado nesta culinária, conferindo um toque pessoal em cada prato.
A grande novidade deste ano é o Concurso Gastronômico Vive la France, destinado a descoberta de novos talentos. Podem participar estudantes de gastronomia e gourmets do estado do RJ que não tenham ligação profissional na área. O concurso consiste em elaborar uma receita de prato principal que possua obrigatoriamente a influência da culinária francesa e seja preparado de preferência com produtos típicos de Petrópolis. O prêmio será uma bolsa de estudos de 10 dias no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD) com tudo pago. O regulamento e a inscrição encontram-se no site do evento.
A abertura será marcada pela tradicional Corrida dos Garçons dos restaurantes participantes – nos jardins do Museu Imperial. O objetivo é integrar, incentivar e divertir os concorrentes, que terão que carregar uma bandeja com uma garrafa e duas taças (cheias) de vinho e concluir o percurso sem derramar o conteúdo, derrubar os copos e a garrafa ou segurar a bandeja com as duas mãos.
As Oficinas Gastronômicas acontecerão dos dias 13 a 15 e 17 a 21 de novembro no Mercado Gourmet, no SENAC Itaipava e no Xodó de Minas, em Petrópolis. Na programação estão previstas as apresentações de Ricardo Castilho, Rafael Puyau, Danielle Dahoui, Antônio Lo Presti, dentre outras. Além disso, haverá as oficinas com chefs renomados trazidos pelo SENAC: Roland Villard, Christophe Lidy, Frederic Monnier, e o enólogo Paulo Nicolay. O Mercado Gourmet funcionará no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e concentra as maiores atrações do festival. Além das oficinas e do concurso, o público poderá conferir apresentações culturais, exposições, literatura e prestigiar, no Armazém Gourmet, produtos locais e artesanato temático.
Para os que apreciam uma boa leitura, a editora SENAC estará com um estande no Mercado Gourmet, onde o chef Roland Villard vai autografar seu livro “A Dieta do Chef: Alta Gastronomia de Baixa Caloria”. No Café Literário, espaço onde livrarias e editoras irão promover outros lançamentos além de bate papo com autores, será a vez de “A Francesa História do Brasil”, de Eduardo de Oliveira.
As crianças não podem ficar de fora deste universo gastronômico. Sucesso no ano passado, o Gourmet Kids vem cheio de atrações. O objetivo é “aprender brincando”, oferecer a elas um espaço onde possam participar da elaboração de uma receita, desde a separação dos ingredientes até a execução final do prato. E ao final, saborear o que prepararam.
A programação completa, o cardápio dos restaurantes, os horários das oficinas e outras informações podem ser conferidas no site www.petropolisgourmet.com.br.

0 comentários: