EXPOSIÇÃO FRANCESA EPIDEMIK FAZ ESTRÉIA NACIONAL NO RIO DE JANEIRO

15 outubro 2009 |

Um videogame coletivo, montado em um grande tabuleiro eletrônico de 270m2, no qual mais de 40 jogadores, simultaneamente, simulam e enfrentam situações de crise epidêmica, é uma das principais atrações da exposição Epidemik, que estreia no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro, no Centro Cultural da Ação da Cidadania. A iniciativa – uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a sanofi-aventis – integra a programação cultural do Ano da França no Brasil.
O videogame simula cinco diferentes cenários, conhecidos ou fictícios: Gripe aviária em Singapura, Ataque biológico terrorista em Nova Iorque, Malária e Aids na África e na Ásia e, especialmente desenvolvido para o Brasil, com conteúdo e iconografia preparados pelas equipes da Fiocruz, Dengue no Rio de Janeiro. Ao pisar no tabuleiro, cada jogador recebe uma aura individual projetada no solo que o acompanha durante toda a simulação e vai indicando seu estado de saúde em função das atitudes preventivas que assume ou de providências que toma para se tratar, sempre orientados por uma tela gigante. Vinte monitores auxiliarão os participantes durante o jogo, que também é acessível a cadeirantes. Totalmente gratuita, a exposição é dirigida à população em geral, principalmente aos jovens estudantes.
Criada pelo Museu La Cité des Sciences et de l’Industrie de la Villette, em Paris, a exposição Epidemik, que já recebeu mais de 300.000 visitantes, conta com tecnologia inédita desenvolvida pela francesa Stratosphère, que tem no currículo trabalhos na Ponte Charles de Gaulle e no Palais des Congrès de Paris.

SOBRE EPIDEMIK
A exposição propõe uma abordagem inovadora para que o visitante tenha um entendimento mais profundo do impacto das várias epidemias ocorridas ao longo dos séculos sobre a humanidade. Além de jogos eletrônicos, a mostra oferece rico conteúdo histórico e jornalístico, em seis seqüências de filmes, contendo gravuras, pinturas, documentos, fotos e reportagens contemporâneas e históricas, projetadas em um afresco de 12 metros. Esses diferentes materiais revelam a visão de quem vivenciou as crises epidêmicas, o que inclui depoimentos de pacientes, familiares e profissionais da saúde. São dezenas de relatos reais oriundos de diferentes regiões do mundo, como o de uma sobrevivente da gripe espanhola, de 1918, ou de mulheres africanas que sofrem da doença do sono, sempre com ênfase nas relações entre o homem e o meio ambiente, interligando aspectos biológicos e culturais.

SOBRE SANOFI-AVENTIS
No Brasil desde o final dos anos 50, a sanofi-aventis emprega 4.000 pessoas e dispõe de três unidades industriais. Atuando da prevenção ao tratamento, o grupo dispõe de um dos mais amplos portfólios de medicamentos e vacinas do país. A empresa também tem desenvolvido vários programas visando à humanização hospitalar, reconhecidos nacionalmente, como as Brinquedotecas Hospitalares “Nossos Sonhos São Possíveis”, o “Música nos Hospitais” e o Programa Conviver, implantados em hospitais públicos de vários estados brasileiros.

SOBRE A FIOCRUZ
Desde 1900, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) produz ciência para a saúde pública e a cidadania dos brasileiros, com ênfase na inovação, tanto tecnológica quanto social. Sua atuação pode ser dividida em oito frentes: ciência, tecnologia e inovação em saúde; educação permanente e qualificação profissional para o Sistema Único de Saúde (SUS); atenção à saúde; vigilância epidemiológica e ambiental em saúde; vigilância sanitária de produtos, serviços e ambientes; assistência farmacêutica e produção de insumos estratégicos em saúde; gestão de políticas de saúde; e inovação na gestão. O objetivo é fazer avançar a fronteira do conhecimento e colocá-lo a serviço de todos.

Outras informações
www.fiocruz.br
www.sanofi-aventis.com.br

EXPOSIÇÃO EPIDEMIK: O IMPACTO DAS EPIDEMIAS NA SOCIEDADE AO LONGO DOS SÉCULOS
Data: 20 de outubro a 24 de novembro
Horário: 8h30 às 19h30
Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania
Av. Barão de Tefé, 75 (entrada pela rua Coelho E. Castro)
Bairro da Saúde - RJ
Agendamento das visitas escolares: 3865-2128, das 9h às 17h
ENTRADA FRANCA

0 comentários: