EXPOSIÇÃO E ENCONTRO COM ARTISTAS

15 outubro 2009 |

Programa Encontros com Arte
O ARTISTA E A CIDADE: algumas relações entre práticas artísticas e o espaço urbano.
A exposição é uma proposta de reflexão e discussão sobre as relações entre a ação do artista e a cidade. Serão expostos trabalhos em diversas técnicas e suporte que ocuparão não apenas a galeria da Escola, como também outros espaços.

Artistas participantes: Azeite de Leos, Amanda Mei, Ana Luiza Pinheiro Fonseca, Christina Schmidt Kehl, Daniel Nogueira, Fabíola Aliceda, Fernando Pião, Heloisa Etelvina, Lilian Alves e Jacques Faing.

TEXTO DO CURADOR
“Como ponto comum inicial cada um dos artistas da mostra é movido pelo desejo de apropriar-se da cidade. Ela é seu objeto de estudo, de trabalho, seu espaço de criação, sua motivação de reflexão e crítica, mas ela é, sobretudo , seu objeto de desejo. Gigantesca e enigmática, pulsante e rizomática a metrópole se oferece aos olhos e sentidos ávidos, de cada um deles, por reconhecer-se em seus espaços, suas vias e suas articulações. Suas ações são formas de ocupação dos espaços, de perpetuação de deslocamentos.
Esse conjunto de artistas experimentou o convívio reflexivo ao lançar-se sobre a produção plástica, mas também sobre a produção crítica sobre ela elaborada. Integrantes do Grupo de Estudos “O artista e a Cidade” propuseram-se durante a atuação do mesmo a um olhar sobre relevantes e significativos artistas que, ao longo do século XX, olharam a cidade com o desejo de enfrentá-la e ampliar sua significação.
O artista na cidade: o que o lugar – ou a especificidade do espaço – agrega ao fazer artístico? A partir de uma proposta de estudar as relações entre a ação do artista e a cidade, pensando essa é, por excelência, o lugar da arte, seu espaço definidor; propõe, também, a discussão da constituição de uma dimensão do espaço público, na qual a ação, daquele é um fator relevante. Nas imagens produzidas, por cada um dos artistas presentes na exposição, podem ser estabelecidas relações que nos levam a um discurso articulado sobre o artista e a cidade.”

Marcos Moraes,

Exposição: 20 de outubro a 21 de novembro, de 9h às 20h (sábado: 9h às 18h)
Encontro com os artistas e abertura exposição: 20 de outubro (3ª) às 19h

Escola São Paulo
Rua Augusta, 22 39 – Jardins – São Paulo
Tel: 11 3060 3636
www.escolasaopaulo.org
Info: educativo@escolasaopaulo.org

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Marcos Moraes
É curador independente e professor de história da arte; coordenador do curso de artes plásticas e do programa de Residência Artística FAAP, no Edifício Lutetia, ambos da Fundação Armando Alvares Penteado. Doutorando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), é formado em direito e artes cênicas pela mesma universidade e possui especialização em arte e educação, museologia e administração da cultura.

0 comentários: