Novas atrações na programação cultural da Bienal do Livro

08 setembro 2009 |

A Bienal do Livro inova oferecendo ao público uma grade mais dinâmica, diversificada e especialmente desenvolvida para atender a todas as faixas etárias e perfis.

Uma das principais apostas desta edição é voltada para o público infanto-juvenil. A Floresta de Livros será o maior espaço em metragem da Bienal 2009, onde os visitantes vão ter contato direto com livros e com as narrativas que eles disseminam por todo o mundo há séculos. As outras novidades são: Mulher e Ponto, dedicado ao debate de temas de interesse das leitoras do país, que falam direto à mulher plural do século 21 com tantas faces. No Livro em Cena, trechos de obras clássicas de nossa literatura serão lidos por nossos melhores intérpretes. Serão 12 audições em 6 dias de apresentações.

Ao longo dos 11 dias de evento, mais de 100 autores nacionais e 18 internacionais participarão das sessões, debates e encontros da programação cultural.

alguns destaques da programação:

SEXTA-FEIRA - 18.09 - 18h - Criando espaço para o poético, entre modernidade e tradição: Ferreira Gullar, Eucanaã Ferraz e Claudia Roquette-Pinto.
A poesia vai ocupar um espaço nobre no Café. Ferreira Gullar dispensa apresentações e nesta mesa o veremos dialogar com dois dos mais destacados nomes da nova poesia brasileira. Vamos levar ao Café o clima dos bate-papos de poetas que vêm se multiplicando pela cidade.

QUARTA-FEIRA - 16.09 - 19h30 - A Mulher Através da História - As personagens da literatura que fizeram história: Mary Del Priore e Cláudia Lage. Mediação de Manya Millen.
Livros com biografias de mulheres que influenciaram a História continuam atraindo as leitoras. A que as autoras creditam o sucesso do filão?

DOMINGO - 13.09 - 18h30 - Matheus Nachtergaele vai ler trechos da obra de Graciliano Ramos.

SEXTA-FEIRA - 11.09 - 19h30 - Mundos Históricos, Mundos Imaginários.

Espaço lúdico-narrativo onde os visitantes poderão ter contato direto com livros e com as narrativas que eles disseminam por todo o mundo há séculos. Na Floresta de Livros, os livros "saltam" das prateleiras para as mãos, para os olhos e ouvidos dos visitantes, que poderão com eles interagir de diversas formas.

Uma grande homenagem a um dos principais editores do século passado, responsável pela publicação das obras de nomes como Gilberto Freyre, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Amado. A mostra ocupará 300 m² e tem a curadoria de José Mario Pereira Filho e projeto museográfico de Victor Burton.

Acesse a programação completa da XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro pelo site:
www.bienaldolivro.com.br

0 comentários: