'ROBERTO CARLOS E O BRASIL' NA CASA DO SABER

01 agosto 2009 |

ROBERTO CARLOS E O BRASIL
MÚSICA, POLÍTICA E COMPORTAMENTO
Paulo Cesar de Araújo
A vida e a obra de um dos mais celebrados e populares artistas da MPB de todos os tempos serão analisadas pelo seu mais qualificado biógrafo a partir de um amplo material conjugando fatos, imagens, música e a própria história do país. Um retrato em close de um mito brasileiro que comemora 50 anos de uma carreira sem igual.

11 AGO | 1. ROBERTO CARLOS - REBELDE E TRISTE
As canções da Jovem Guarda: “Quero que vá tudo pro inferno”, “É proibido fumar”, “Se você pensa”. A influência da bossa nova. A construção do mito e a polêmica com a MPB. A passeata contra as guitarras elétricas. Influenciando o Tropicalismo.

18 AGO | 2. ROBERTO CARLOS - ROMÂNTICO E ERÓTICO
As canções de amor e de sexo: “Detalhes”, “Café da manhã”,”Cavalgada”. A censura da ditadura militar e as cobranças políticas da geração de 1968. A oposição da crítica, o apoio das multidões. A solidariedade ao exilado Caetano Veloso.

25 AGO | 3. ROBERTO CARLOS - RELIGIOSO E CONFIDENTE
As canções gospels e confessionais: “Jesus Cristo”, “A montanha”, “Traumas”. A aproximação com o espiritismo. As manias e superstições. A transformação em apóstolo da Igreja Católica. Os ramas pessoais e o questionamento da fé.

01 SET | 4. ROBERTO CARLOS - PACIFISTA E ECOLÓGICO
As canções de protesto: “Todos estão surdos”, “As baleias”, “Amazônia”. O visual e o ideário hippie. A militância em defesa dos animais e o discurso pela harmonia e pela solidariedade. A contradição no episódio da biografia não autorizada.
Paulo Cesar de Araújo. Historiador e jornalista, é mestre em Memória Social pela UNI-RIO e autor do livro Eu não sou cachorro, não e da biografia "Roberto Carlos em detalhes".

Início: 11 AGO
Duração: 4 encontros
Dias/horários: Terças-Feiras, às 20h (11/08, 18/08, 25/08, 01/09)
Valor: R$ 140,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00
Inscrições:

Tel.: (21) 2227-2237 / 222-SABER
Horário de funcionamento: 11h às 20h

CASA DO SABER RIO - http://www.casadosaber.com.br/rio
Av. Epitácio Pessoa, 1164 - Rio de Janeiro - RJ

0 comentários: