Gripe suína: Democratas faz um alerta para a situação no país

21 agosto 2009 |


A Câmara dos Deputados realizou na semana passada uma Comissão Geral para debater a gripe suína. Foi um importante debate. Cobramos do ministro da Saúde a utilização de recursos para combater a doença. Em maio, o Congresso aprovou a liberação de 130 milhões de reais para a prevenção e combate à gripe A (H1N1). Até o momento, o governo federal utilizou apenas 9,2% dos recursos disponíveis.

O número de pessoas infectadas pela gripe cresce diariamente no mundo todo e, principalmente no Brasil, ainda que aqui o governo tente dissimular a realidade. A diferença é que em alguns países essa pandemia tem sido tratada de forma muito mais responsável e com mais seriedade. A prova são os índices menores de contaminação e, principalmente, o número de mortes.

O medicamento Tamiflu foi retirado das farmácias a pedido do governo federal. O Brasil é o único país da América Latina que tirou o Tamiflu do mercado! Essa foi uma das atitudes mais absurdas e mostrou o completo despreparo desse governo para lidar com a saúde pública no país.

A obrigação do Ministério da Saúde é garantir que todo brasileiro, vítima da gripe suína, receba o medicamento indicado em hospitais e postos de saúde e também tenham o direito de comprá-lo nas farmácias.

A oposição está fazendo a sua parte no Congresso. Ao lado dos nossos deputados do Democratas, vamos continuar cobrando ações mais responsáveis por parte do governo no tratamento da saúde no Brasil.

Vamos em frente.

Um forte abraço,

Rodrigo Maia

***Rodrigo Maia é Deputado Federal

0 comentários: