'Um rei em Paquetá' diverte Copacabana

11 julho 2009 |

A Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana (RJ), esteve lotada hoje à tarde para a primeira apresentação do musical infantil ”Um rei em Paquetá”. Famílias inteiras curtiram e se divertiram muito com um grupo de crianças e adolescentes que participam do musical e, tocam instrumentos de corda e de sopro, cantam e atuam, simultaneamente. A peça traz informações sobre a cultura local com o ponto mais alto: a chegada da Família Real na Iha de Paquetá, por acaso, mas que deu uma história para mais de metro. Com irreverência, a garotada “segura a audiência” e garante um espetáculo digno de premiação.

Nesse domingo (dia 12 de julho), a equipe faz a segunda e última apresentação.

Não perca!

 

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

 

UM REI EM PAQUETÁ

Um espetáculo do Projeto Bem Me Quer Paquetá

 

São 36 crianças em cena, que se dividem entre flautas, clarineta, violão, piano, percussão, violino, viola e violoncelo em um espetáculo criativo, alegre, com muita sonoridade e emoção.  Um Rei em Paquetá, o novo musical infantil do Projeto Bem Me Quer Paquetá, mistura elementos históricos com o imaginário local, criando um universo mágico. As apresentações acontecem nos próximos dias 11 e 12 de julho (sábado e domingo), às 16 horas, na Sala Baden Powell, em Copacabana.

Um Rei em Paquetá é uma obra do renomado maestro e compositor João Guilherme Ripper. O libreto traz a autoria da escritora Conceição Campos. Direção Artística: Josiane Kevorkian; Direção Musical: Bruno Jardim; Direção Cênica: Alexandre Rudáh; Preparação vocal: Noeli Mello; Supervisão: Ruth Staerke.

Bem Me Quer Paquetá é um projeto de capacitação artística e cultural por música, artes integradas e cidadania para centenas de crianças da Ilha de Paquetá, desenvolvido na Casa de Artes Paquetá. A iniciativa conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o apoio cultural da Barcas SA e dos Padrinhos Culturais, além de diversas instituições parceiras na Ilha.

 

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

 

Cidadania através da arte – O Bem Me Quer Paquetá é um projeto que democratiza o acesso à cultura, capacita e gera oportunidades, promovendo o resgate e a preservação da memória, da identidade e da auto-estima da comunidade de Paquetá. Coordenado por José Lavrador Kevorkian, atende diretamente a mais de 100 crianças, na faixa de 6 a 16 anos. Anualmente, o projeto trabalha com um tema relacionado à história e identidade cultural da Ilha, com a articulação de diversos núcleos técnicos na montagem de um espetáculo. Já foram exibidos musicais como Maestro Anacleto de Paquetá, homenageando o grande músico Anacleto de Medeiros; e A Moreninha, composto por Tim Rescala baseado no romance de Joaquim Manoel de Macedo.

Depois de concorridas apresentações na Ilha de Paquetá, o espetáculo Um Rei em Paquetá chega aos palcos cariocas. Sob a regência de Bruno Jardim, além da atuação de 36 crianças, traz como músicos convidados Lourenço Dias (percussão) e Felipe Machado (contrabaixo), e a participação especial de Pedro Amorim (bandolim).

 

Sobre João Guilherme Ripper – Com Mestrado em composição e regência na Escola de Música da UFRJ, onde estudou com Henrique Morelenbaum, Ronaldo Miranda e Roberto Duarte, cursou Doutorado na The Catholic University of América, em Washington. D.C., onde também foi professor-assistente.

Como regente, dirigiu diversas orquestras como Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica de Brasília e Orquestra da Rádio Cultura de SP, entre outras. Suas obras são executadas nas principais salas de concerto do Brasil e do exterior. Atualmente, dirige a Sala Cecília Meireles e sua gestão tem sido caracterizada por novas séries de concertos, renovação de repertório e criação de ciclos temáticos. 

 

Um Rei em Paquetá

Data: 12 de julho (domingo), às 16h

Local: Sala Municipal Baden Powell

Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copacabana

Telefone: 2548-0421

Capacidade: 500 lugares

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos

Ingressos: R$ 1,00

 

Fotos: Edson Soares

0 comentários: