Jovens são a nossa prioridade

13 julho 2009 |


Prezada amiga,
Prezado amigo,
A contribuição da juventude é insubstituível. Nada supera a força, o entusiasmo e a capacidade do jovem de enfrentar e vencer desafios. Por esta razão, acredito que a luta para fazer do Brasil o país de oportunidades que nossos jovens estão sendo obrigados a buscar em lugares distantes é um dos principais compromissos do Democratas.
Não é fácil ser jovem no Brasil. Aqui, a juventude, principalmente na periferia das grandes cidades, é a maior vítima da insegurança e do desemprego. O jovem vive numa encruzilhada: não consegue vaga no mercado de trabalho porque não têm experiência, mas só pode obter experiência se conseguir lugar no mercado. E tudo piorou com a crise da economia.
Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que 67,5% dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos estão desempregados ou na informalidade. O déficit é maior entre as mulheres jovens (70,1%) e entre os jovens negros (74,7%). As jovens negras sofrem discriminação de gênero e de raça. O desemprego e a informalidade alcançam 77,9% das pessoas que pertencem a este grupo. Além de elevar os graus de escolaridade no país, o desafio é melhorar a qualidade da educação, segundo a OIT.
Temos de fazer bem mais. Na minha avaliação, precisamos construir uma agenda de emprego para a juventude que funcione, de forma rápida e efetiva. Temos de construir ainda as linhas gerais de uma nova política social. Para ser digna deste nome, esta política tem de garantir serviços educacionais eficientes e adequados. Precisamos de ações objetivas, funções definidas dos órgãos públicos, responsabilidades, prazos e metas. É o mínimo. Afinal, nenhum país constrói o desenvolvimento sem o talento e a energia dos seus jovens.

Um forte abraço e até a próxima semana,

Rodrigo Maia

***Rodrigo Maia é Deputado Federal e Presidente Nacional do DEM

0 comentários: