SELMA REIS: UMA CANTORA-ATRIZ REPLETA DE PLANOS

16 março 2009 |


*Entrevistada: Selma Reis
*Ocupação: Cantora

CULTURA VIVA: Selma, com tantos anos de carreira, qual o show que mais te marcou e por quê?
SELMA REIS: Sempre que lanço algum trabalho no palco é sempre marcante, é mais uma etapa alcançada, mas o show que fiz com o Cauby que virou um CD chamado “Vozes” foi um momento especial e de muita emoção. Outro momento maravilhoso foi o show “Ares de Havana” quando lancei o CD que fiz em Havana, um repertório lindo, com músicos cubanos de primeira linha. Foi um luxo.

C.V.: Dividir o palco com Cauby Peixoto. Dá para traduzir a emoção? O que ele significa para sua carreira?
S.R.: O Cauby é um ídolo para mim. Já nasci escutando o Cauby. A minha mãe sempre foi louca por ele. Na minha casa se escutava cantores da geração do Cauby o tempo todo. Quando subi no palco no primeiro dia para fazer a temporada e me vi junto dele com aquele carisma, aquela voz, não sei como consegui cantar.
A verdade é que passei momentos inesquecíveis junto dessa pessoa linda, carinhosa e generosa.

C.V.: Para o músico Roberto Menescal você é uma cantora-atriz. Você mesma buscou esse diferencial para seu trabalho ou tudo foi acontecendo naturalmente?
S.R.: Não sabia que o Roberto Menescal tinha essa percepção do meu trabalho. Que Bom. Acertou em cheio. Realmente a cena que o letrista (poeta) fecha com o compositor é o que me interessa. Para mim tudo começa por aí. Por isso não consigo me prender a nenhum estilo. A maneira de interpretar faz o estilo do meu trabalho, não tenho medo de me expressar de um modo muito pessoal.
Cada vez mais venho radicalizando esse, digamos, meu “estilo”. Quero diversificar sempre aquilo que canto, até mesmo para me reciclar e trabalhar aprendendo. Tenho uma alma de estudante, de amadora, não quero perder nunca essa “adolescência da alma”.

C.V.: Além de ter boa voz, uma cantora precisa interpretar bem a canção (no sentido apenas da voz, não presença de palco) e, no seu caso, você conduz o público a uma viagem de sentimentos. Já ouviu comentários a esse respeito? Qual é seu posicionamento sobre esse dado marcante em você?
S.R.: Interessante a sua observação. Realmente os comentários, quanto aos meus shows são sempre relativos aos sentimentos. Cada artista tem a sua maneira de se expressar e é sempre maravilhosa se ela for “absolutamente verdadeira”. Em se tratando de palco tenho meu gosto particular. Existem cantores que quando vão apresentar os seus trabalhos no palco são inexpressivos. Para mim o palco é um território “sagrado” feérico, do mundo da fantasia, não é para qualquer um. Tanto que existem cantores que prefiro apenas escutar no CD, ali eles são maravilhosos. Pessoalmente acho que o palco não é só para se escutar aquela música que se gosta, e sim para se viajar, se transformar e desfrutar junto do artista aquilo que ele está oferecendo, que é a sua expressão única, que só ele tem.

C.V.: Quais são as novidades para esse ano?
S.R.: Já estou a algum tempo trabalhando para realizar um projeto que é uma paixão para mim. Gravar um CD e DVD com a obra do grande poeta Paulo César Pinheiro. Este CD e DVD irão sair pelo meu selo “Tessitura Musical Brasileira”, e até se levantar toda a verba para realizar um projeto é difícil, mas espero que se concretize o mais rápido possível.

C.V.: Mesmo com um currículo vastíssimo, falta algo que ainda não conseguiu realizar na carreira?
S.R.: Sou muito inquieta e tenho uma alma artística adolescente, como falei anteriormente. De verdade, tenho tantos projetos que não daria para falar aqui. Um CD de Tango, outro de Fado, um musical sobre a Virgem Maria, um concerto de música erudita com um repertório de músicas espanholas e músicas antigas italianas e etc...Ufa! Não falei? (risos)

C.V.: Para o seu público... Um recadinho.
S.R.: Saibam que sou uma cantora do público. Pode existir outro cantor (a) que ame a seu público tanto quanto eu, mas nunca mais. O meu trabalho persiste porque tenho um público fiel, conquistado no corpo a corpo, chorando e rindo junto com ele. Por isso, é sempre uma relação direta e emocional.
Daqui a pouco estarei de volta aos palcos lançando um trabalho novo, para as pessoas que gostam de mim e para todos aqueles que estão por vir.

Foto: Márcia Furtado

2 comentários:

UP! ESSÊNCIA disse...

Muito boa esta entrevista com
a cantora e atriz Selma Reis.
Um cantinho que precisa ser divulgado. Estarei postando na página
Selma Reis in Concert

http://www.facebook.com/pages/Selma-Reis-in-Concert/308047935873328

Aproveito para convidar a todos os fãs para o Show que será realizado nos dias 29 e 30 de março no Teatro Rival.
Lucinéia Alves

Anônimo disse...

Selma
Sábado passado, sem ter o que fazer, acabei chegando no Teatro Municipal de Niteroi e resolvi assistir seu show sem acreditar muito no iria ver.

Surpresa: Sua apresentação foi maravilhosa. Parabens e espero ver voce outras vezes.

Itamar R. Santos