MOSTRA MATTHEW BARNEY ESCOLA SÃO PAULO

06 março 2009 |

“Barney é, em última análise, o mais importante artista americano de sua geração,
porque sua imaginação é enorme”. The New York Times
Começa nesta terça-feira, dia 3, a “Mostra Matthew Barney Escola São Paulo”, que trará várias obras do artista. Barney é um dos expoentes da arte contemporânea.

A Mostra Matthew Barney Escola São Paulo é uma oportunidade de apresentar, ao público em geral, e não apenas aos alunos e freqüentadores da Escola, uma provocação em relação a esse artista multimídia e, assim, produzir um instante de aproximação com as possibilidades da vasta e relevante produção deste, que pode ser considerado, como um dos mais destacados dentre os artistas de sua geração.
A seleção centra-se em trabalhos que, esparsamente, cobrem a produção do período de 1994 a 2007. Poderá ser vista, neste recorte, a amplitude de perspectivas, experimentações e hibridismos, o que significa poder apresentar não apenas a diversidade de linguagens e suportes, mas também as principais inquietações presentes nas questões que marcam a obra do artista.
A exposição é integrada por Loughton Head, de 1994, aqui considerada como representante do Ciclo Cremaster, desenvolvido por Barney de 1994 a 2002, no qual ele explora por meio de fotografias, objetos, desenhos e filmes, as relações entre o corpo humano e sua potencialidade, os espaços e a matéria, tudo isso em busca de uma “mitologia pessoal e contemporânea”. O Ciclo pode ser percebido como uma odisséia de seu criador/ intérprete, nos vastos territórios não desvendados de uma geografia contemporânea, na qual se apresentam questões relacionadas à vida e a morte, a sexualidade e a reprodução, ao corpo e a máquina, entre tantas outras possíveis leituras e aproximações.
A Cunha de Ogum e Hoist - vídeo que integra a coletânea Destricted - ambos de 2004, assim como a vestimenta, desenvolvida pelo artista para De Lama Lâmina, integram um conjunto de trabalhos realizados, em Salvador, na Bahia, naquele ano, em parceria com Arto Lindsay, a partir de referenciais da tradição e cultura baiana, mesclados a aspectos de sexualidade, política, ecologia, e da mitologia presentes no espírito carnavalesco baiano.
Nisshin Maru, de 2007 é o portfólio composto por oito fotogravuras em uma caixa especialmente desenhada e produzida pelo artista, é a mais recente do conjunto aqui apresentado e integra o projeto desenvolvido ao longo de vinte anos, no qual Barney explora a noção de que a forma surge como resultante da luta contra a resistência da matéria: a série Drawing Restraint. Esta série está particularmente relacionada à obra Drawing Restraint 9.
A mostra insere-se no projeto mais amplo da Escola, que propõe a integração de ações culturais e educativas e, nesse sentido, será pontuada por um conjunto de atividades que visam ampliar a dimensão expositiva. A apresentação do documentário, Matthew Barney: No Restraint, de Alison Chernick, realizado em 2006, será acompanhada por uma programação de visitas comentadas, em um exercício de leitura de obras, com o público interessado. Finaliza o programa uma palestra que proporá pontos de contato na relação artes & meios tecnológicos, estabelecendo um elo de ligação com a próxima etapa da série de Encontros com Arte a serem iniciados, na Escola, em abril, e nos quais se aprofundará a discussão sobre as experiências e produções nesta confluência.
Marcos Moraes
março 2009
Quando: 3 a 28 de março
Seg a sex de 10h às 22h
sáb de 10h às 19h
OBRAS
Fotogravuras
Nisshin Maru
Matthew Barney, 2007, série de 8
Fotografia

Loughton Head
Matthew Barney, 1994
Objeto
A Cunha de Ogum
Matthew Barney, 2004


De Lama Lâmina
Matthew Barney, 2004
EXIBIÇÃO DE FILMES
Matthew Barney: No Restraint
Alison Chernick, 2006, 72 min
Documentário sobre o filme de Matthew Barney “Drawing Restraint 9”.
Quando: 3 a 21 de março
Seg a sex às 12h, 16h, 18h e 20h
sab às 12h e 16h

Hoist
Matthew Barney, 2004, 14 min 36 sec
O diretor encena o erotismo do encontro sexual que ocorre entre o “homem verde” e o eixo lubrificado de um carro alegórico, passando pelo tema do desmatamento feito para o carnaval da Bahia.
* "Hoist" será exibido ininterruptamente em sala especial no espaço expositivo.
**programação sujeita a alterações

Curador: Marcos Moraes

Escola São Paulo
www.escolasaopaulo.org
Rua Augusta, 2239 (metrô Consolação)
11 3081 0364 / 3060 3636

0 comentários: