EDUARDO ALMEIDA REVELA MAIS UM TALENTO... A FOTOGRAFIA

27 março 2009 |


O ator Eduardo Almeida, 37 anos, também se revela um exímio fotógrafo. Com sucesso na vida artística em várias peças teatrais em que já atuou e produziu, dentre elas “O menino que brincava de ser”, Almeida amplia seu trabalho e agora atua também na área de Fotojornalismo, fotografia de cena e para atores. Sempre muito educado e sapiente, reservou um tempinho para o “Cultura Viva”. Valeu, amigo! Sucesso!

CULTURA VIVA: Eduardo, assim como o teatro, a fotografia também emite sua mensagem. Como analisa o complemento das duas profissões em sua carreira?
E.A.: São duas profissões que exigem de mim bastante atenção, criatividade e emoção. Tanto no teatro quanto na fotografia, tenho a obrigação de transformar um tema ou personagem, às vezes banal e corriqueiro, em algo único e diferenciado. O ator e o fotógrafo se vêem o tempo todo diante de alternativas múltiplas e precisam decidir com rapidez que caminho seguir, seja um tipo de composição corporal, um timbre de voz, a dicção certa ou onde vai focar as lentes, que diafragma e velocidade usar, ângulo, exposição à luz, com que olhar vai fixar seu objetivo.

C.V.: O mercado para fotógrafos profissionais se tornou um pouco restrito com a chegada da câmera digital, o que, de certa forma, banalizou a profissão e, hoje, qualquer pessoa consegue fazer uma boa foto. Daí a necessidade do profissional criar seu diferencial no mercado. Dá para pontuar seu destaque, nesse sentido?
E.A.: O que poderíamos classificar como uma boa foto? Depende muito do ponto de vista e do objetivo dessa foto. Um profissional da foto tem um olhar treinado para o fato a ser registrado. Tem a manha na composição da imagem, com as cores, a luz, tem um ponto de vista diferenciado. E, geralmente, “prevê” o momento certo do click; é mais seletivo nesse sentido. Sua fotografia não é apenas uma simples reprodução da cena presenciada, ela carrega uma mensagem e carrega a marca de seu autor, assim como a pintura e a escultura.

C.V.:Ator fotografar ator. Isso facilita no bom resultado da fotografia?
E.A.: Acredito que sim. Pressupõe-se que o ator-fotógrafo sabe exatamente o que clicar, quais as reais necessidades do fotografado. Uma foto para seleção de atores é diferente, por exemplo, de uma foto para seleção de modelos. O enfoque é outro.

C.V.: E, com relação ao Fotojornalismo, quais são seus critérios e quais trabalhos mais importantes já realizou no mercado?
E.A.: Não há um critério a ser seguido. Dependendo para qual cobertura o fotógrafo for encaminhado, o olhar tem que ser bem mais apurado. O trabalho diário de um foto-jornalista e a grande quantidade de assuntos a que é submetido contribuem para que ele aprimore sua técnica em pouco tempo e se torne mais ágil. Por exemplo, uma manifestação no centro da cidade, a posse de um político, um evento esportivo, você tem que estar bem atento para qualquer acontecimento inesperado. Um deslize, e você perde uma foto importante.
Como trabalhos mais importantes, posso destacar as diversas coberturas que fiz em eventos ligados à cultura e ao esporte: a preparação da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 1994 e festivais e shows de música, como o Hollywood Rock e o Rock in Rio.

C.V.: Suas fotos transmitem emoção. Seria um dom ou ser certeiro no “instante decisivo”?
E.A.: Não sei exatamente. Creio que possa ser um pouco dos dois. Claro que às custas de bastante estudo e treinamento.

C.V.:Onde o público pode apreciar suas fotos?
E.A.: Quem quiser dar uma conferida é só visitar o meu blog “Fotografia de Cena”. O link é www.eduardoalmeidafotografo.blogspot.com. Lá encontrarão fotos de alguns atores e de espetáculos de teatro.

C.V.: Caso alguém deseje te contratar para fotografar peças teatrais e eventos, como deve proceder?
E.A.: É só encaminhar um e-mail para eduardoalmeidadossantos@gmail.com detalhando o que deseja e solicitar um orçamento.

Foto: Arquivo pessoal de Eduardo Almeida

2 comentários:

Anônimo disse...

Já tive o prazer de ver as fotos feitas pelo Eduardo Almeida. São realmente um espetáculo a parte!!!
Inês

Anônimo disse...

Eduardo, suas fotos são muito bonitas. Clarinha