'NO COMPASSO DE UM NOVO TEMPO' - EDSON SOARES

31 dezembro 2008 |


Ao abrir a janela e deixar invadir sua casa a presença de um novo ano, exige um elemento essencial: esperança. De que adiantaria receber um ‘novo tempo’ sem expectativas? Não ter metas, projetos ou desejos para encarar uma nova fase, não é típico de quem vive e, sim, de quem ‘vegeta’; já perdeu o encanto pela existência, a rotina ‘nossa de cada dia’: acordar (cedo ou tarde), trabalhar, cuidar da família, receber pelo trabalho (muito ou pouco), pagar algumas contas e deixar as demais para o próximo mês, ir ao supermercado e, de vez em quando, à loja, enfim, manter a ‘máquina’ funcionando. A vida só tem graça se for assim. Quem não se movimenta, enferruja.
Só em saber que está chegando uma nova etapa, já se prevê (e por certo vão acontecer) dificuldades, combates, guerras, ‘tsunamis’ do cotidiano. Justamente por isso a esperança deve estar gravada no peito como um emblema. Aliás, mais que um emblema porque este fica do peito para fora: a esperança deve estar do peito para dentro. Sempre acesa, consegue mobilizar o dono do coração onde ela está residindo, transpor barreiras, enfrentar acusações, saltar sobre as montanhas e não ser derrotado em momento algum. Quando ouvir um ‘não’ ou algum projeto falhar, jamais vai significar ‘derrota’ e, sim, mais um espaço para aprendizagem. Essa é a graça da vida. Assim, viver vale a pena.
Quando, em meio à caminhada, der ‘topadas’ aqui ou ali, não é a qualidade do seu calçado que vai determinar o futuro do ‘seu dedão’, mas a sua forma de encarar as situações provocadas por cada pedra ou objeto que vão servir de empecilhos na sua estrada.
Mais do que no ano passado, acredite em você. Gere inteligência, criatividade. Reconheça que é um ser que pensa e, assim, pode mudar as situações à sua volta. Exalte o bem, o amor, o companheirismo, a compreensão, a aceitação, a amizade. Acima de tudo, confie em Deus: entregue a Ele os seus propósitos, peça direção, orientação. Dessa forma, a ‘bagagem’ fica mais leve.
Caso o desânimo queira se aproximar, chame a ‘dona esperança’ para expulsá-lo, mesmo à distância. Ele pode ser um sério inimigo que vai impedir grandes conquistas. Então, precisa estar distante, morar num lugar onde ninguém alcance. Além de tudo isso, mostre que você é o melhor em tudo: em casa, no mercado de trabalho e em todos os campos de sua atuação. Sem rivalidade, inveja, falsidade e violência, você ajuda a ‘turma do bem’ construir um mundo bem melhor. Se inclua neste projeto. Esta é uma ótima receita para começar o ano.

0 comentários: