Desde os tempos de Hipócrates... Massagem... Para que te quero?

14 dezembro 2008 |


Nos dias corridos e estressantes em que vivemos, a massagem pode aliviar as tensões do trabalho e as pressões domésticas. O ser humano é tão sensível que o simples ponto de contato pode lhe devolver o equilíbrio para encarar a vida, de acordo com o massoterapeuta Adalberto Soares, 45 anos. “A Massagem é uma técnica natural, restabelecedora do equilíbrio físico e psíquico. Estimulando a circulação sanguínea e linfática, proporciona relaxamento, oxigenação e nutrição das células, além de desintoxicar o organismo e descarregar as tensões”, informou.
Num tracejo histórico, Adalberto ensina que a palavra “massagem” é de origem grega e significa “amassar”. Sua história é tão antiga quanto à do homem. Na pré-história, a medicina tribal era feita com o emprego das mãos pelos pajés. A literatura chinesa registra que a massagem era usada como método curativo desde 3.000 a.C. passando por várias fases até a atualidade. Na Idade Média, superstições religiosas e as guerras inibiram sua utilização nas Instituições de Saúde Européias, relegando sua prática a pessoas leigas, pois até então era normalmente ensinada por médicos e fazia parte dos tratamentos em Instituições de Saúde, gozando de total credibilidade. Hipócrates, pai da medicina, fez uso de suas propriedades terapêuticas. “O excesso de propaganda enganosa, a formação não tão qualificada, outras irregularidades e até mesmo a chegada de aparelhos elétricos, como massageadores vibratórios, contribuíram para seu declínio. Após a Primeira Grande Guerra, já no século XX, retorna com um pouco de prestígio. Pesquisas, estudos e trabalhos significativos, no decorrer deste século, contribuíram de forma significativa por seu desenvolvimento. Hoje, já no século XXI, a Massagem está invadindo praias, spas, clínicas e empresas, sendo considerada uma das cinco áreas mais populares da medicina natural ou complementar. A capacitação profissional abrirá um grande campo de trabalho, com outros profissionais, visando a saúde do ser humano, bem como de outros animais”, avaliou.
Dentre os principais tipos de massagens, a mais tradicional é a Sueca, segundo o especialista. “Funciona, basicamente, com seis manobras: Deslizamento, Fricção, Amassamento, Percussão, Vibração e Movimentação. Além disso, se divide em Terapêutica, Desportiva, Relaxante e Estética/Modeladora”, detalhou.
Porém, a mais procurada, hoje, seja a Drenagem Linfática. O massoterapeuta explica que esta auxilia na circulação de retorno e na drenagem de líquidos. “É nessa massagem, principalmente, que as pessoas procuram o milagre de sua recuperação estética. Milagres estes, às vezes, apregoado por ‘profissionais’”.
Quanto ao custo, Adalberto diz que a massagem para quem deseja fazê-la regularmente, tem valor relativo, depende da freqüência e do local (Zonas Sul, Norte, etc.), e a faixa etária é um caso a analisar. “A criança só poderá receber massagem se houver prescrição médica, e os adultos, também, em casos terapêuticos. A Massagem Relaxante, em adultos, é livre, desde que o profissional esteja atento e faça uma anamnese, ou seja, procure informações ou históricos dos antecedentes de uma doença, o que deve ser feito sempre”, orientou.
Ele alerta que existem casos de doenças ou locais onde ocorrem dores, regularmente, em que os médicos indicam a massagem, inclusive, alguns também se beneficiam com seus efeitos, recebendo massagens regularmente. A queixa mais freqüente é a tensão na região cervical, conforme o massoterapeuta.
Atualmente, Adalberto Soares atende seus pacientes em domicílio. Basta agendar um horário pelo telefone (21) 8808-7368.

Foto: Edson Soares

0 comentários: