Nutróloga alerta sobre os riscos do Colesterol

04 agosto 2008 |

Dia 08 de agosto é o Dia Mundial do Combate ao Colesterol. A data vem para alertar sobre os perigos do colesterol alto. Nos últimos anos as doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos nos “países industrializados”. Nos Estados Unidos, o colesterol mata mais de um milhão de pessoas por ano. A nutróloga Samantha Christie Enande, da Clínica Valéria Marcondes, de São Paulo, explica um pouco mais sobre o tema. “Nosso corpo já produz todo o colesterol necessário. Quando colesterol ou outro tipo de gordura em excesso é ingerido, o organismo não consegue metabolizar tudo. Assim a gordura fica “estacionada” em várias células e tecidos do corpo”, diz a nutróloga.
A proteína LDL, é conhecida como “colesterol do mal”, pois obstrui as artérias o que pode levar a sérios problemas de saúde. Mas, nem todo colesterol é ruim. A proteína HDL, tira a gordura das artérias e deixa a passagem livre para o sangue circular.
Os alimentos de origem vegetal, tais como frutas, legumes, verduras e grãos não possuem colesterol, apenas alimentos de origem animal como carnes, leite e ovos.
Um dos pontos negativos do colesterol alto é que geralmente os sinais da doença são imperceptíveis até o momento que algo mais grave ocorra. Obesidade e sedentarismo são dois dos principais motivos que levam ao alto nível de colesterol, porém outros fatores como pílulas anticoncepcionais e hipotireodismo também contribuem para o excesso de gordura no sangue.
“Todos que tiverem colesterol alto precisam de acompanhamento médico. Normalmente a primeira mudança a se fazer é com relação a dieta e exercícios físicos. É sempre bom lembrar que cada indivíduo tem um tratamento específico”, orienta Samantha.

0 comentários: