IV Encontro Comunitário das ONGs na Luta contra a Tuberculose

12 agosto 2008 |

Estado do Rio tem 90 casos por cem mil habitantes, enquanto a média nacional é de 48 casos.

O Fórum Estadual de ONGs TB-RJ reúne no Rio, entre os dias 13 e 15 de agosto, autoridades, especialistas e ativistas para discutir os rumos e avaliar as políticas de combate à doença no estado do Rio, onde historicamente se registra a maior incidência de casos no país. São 90 casos por 100 mil habitantes, com grande concentração na região metropolitana do Rio, índice muito acima da média nacional, que é de 48 casos por 100 mil habitantes.

O IV Encontro Comunitário das ONGs na Luta contra a Tuberculose acontece no Hotel Rio Othon Palace, em Copacabana, e são esperadas cerca de 300 pessoas. Segundo um dos coordenadores do Fórum, Carlos Basília, o evento “reforça as atividades de mobilização e de combate ao estigma e à discriminação associados à doença realizadas pela sociedade civil desde o dia 6 de agosto, Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de luta contra a tuberculose”.
O encontro oferece a possibilidade das organizações envolvidas avaliarem suas ações e se atualizarem sobre o tema para a construção de uma agenda coletiva de trabalho anual do Fórum. Além de dar visibilidade ao problema, o evento permite envolver e capacitar novos atores para o combate à doença, que está em constante evolução, com o surgimento de cepas do bacilo resistentes a todos os medicamentos conhecidos. Outra preocupação crescente é a associação entre Aids e tuberculose. Essa duas doenças são as principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo, segundo a OMS. E a dupla infecção causa complicações na saúde dos pacientes de difícil tratamento. A tuberculose é primeira causa de óbitos em pacientes com Aids.
O Fórum de ONGs TB-RJ é uma iniciativa pioneira das organizações da sociedade civil em resposta aos altos índices de tuberculose no estado e completa cinco anos de atividades de mobilização em 2008.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e a secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva, participam da abertura do encontro, no dia 13.Programação
No dia 13/08, serão debatidas questões políticas e sociais relativas ao contexto da endemia: estigma, mobilização e o controle social.
No dia 14/08, pela manhã, o enfoque é o papel da comunicação e da mídia no controle social. À tarde será dedicada a Grupos de Trabalho, que têm como eixos o Sistema Único de Saúde, a vulnerabilidade e a prevenção da doença.
No dia 15/08, acontece a 1ª Reunião de Articulação do Movimento TB/HIV/ AIDS, cujo enfoque é a co-infecção TB/HIV. A tuberculose é a primeira causa de morte entre pessoas infectadas com o vírus HIV.

Serviço:
IV Encontro Comunitário das ONGs na Luta contra a Tuberculose
Data: 13,14 e 15 de agosto
Horário: 9h às 17h.
Local: Rio Othon Palace Hotel, Avenida Atlântica, 3264Copacabana - Rio de Janeiro – RJ

Dados oficiais:
No mundo, são cerca de 8 milhões de casos novos de TB e 2 milhões de mortes por ano.
No Brasil são 85 mil casos novos e 5 mil mortes por ano.
A incidência no estado do Rio é de 90 por 100 mil. São registrados anualmente cerca de 12 mil novos casos e 700 óbitos. A taxa de cura é de 74,8,7% e a taxa de abandono é de 12,2%, ambas muito distante da meta nacional, que é curar 85% dos casos diagnosticados e reduzir o abandono a taxas inferiores a 5%.

0 comentários: