A influência do petróleo na política externa norte-americana

05 agosto 2008 |


O aumento da dependência norte-americana em relação ao combustível importado é um dos elementos-chave para entender a geopolítica contemporânea. Aí reside a principal explicação para a crescente presença militar dos EUA no Oriente Médio, que possui dois terços das reservas petrolíferas mundiais. Esse é o argumento desenvolvido pelo jornalista Igor Fuser em Petróleo e poder: o envolvimento militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico, lançamento da Editora Unesp.Para além de uma visão conjuntural, Fuser oferece uma análise elucidativa dos significados econômicos e estratégicos do petróleo a partir do momento em que os EUA, após a II Guerra, assumem a posição de superpotência. O livro revela a notável continuidade da política norte-americana no Oriente Médio nos últimos 60 anos. A recente invasão do Iraque não foi, portanto, uma agressão localizada, mas uma ação coerente com a trajetória histórica dos EUA, independente de serem democratas ou republicanos a governarem o país.O autor chega a essa conclusão a partir da análise dos principais documentos oficiais norte-americanos sobre a segurança energética em relação com a política externa. Os conflitos e impasses de atualidade são abordados em uma perspectiva histórica que ressalta as sucessivas doutrinas dos EUA aplicadas no Golfo Pérsico: as doutrinas Truman e Eisenhower, marcadas pela ideologia da Guerra Fria; a doutrina Nixon, que elege o Irã e a Arábia Saudita como pilares dos interesses dos EUA na região; a doutrina Carter, que reforça a opção preferencial pela via militar; e a doutrina Bush, que busca legitimar as intervenções unilaterais e a “guerra preventiva”.

O trabalho de Fuser também incorpora diversas referências conceituais à perspectiva história, resultado de sua atuação como pesquisador acadêmico em relações internacionais e da vivência profissional em diversões órgãos de imprensa. Esta prática do campo aliada ao refinamento teórico produz, nas palavras de Flávio Rocha de Oliveira, “uma percepção singular, apresentada de maneira simples, direta e sofisticada a um público leitor composto não só por especialistas da área, mas também por todos aqueles que se interessam pelas questões mais pertinentes do nosso tempo”.
Sobre o autor
Igor Fuser é jornalista e professor de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi editor de assuntos internacionais da Folha de S. Paulo, Veja, e Época. Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP), desenvolve atualmente estudos de doutorado no Departamento de Ciências Política da USP. Escreveu os livros México em transe (Scritta, 1995) e Geopolítica - O mundo em conflito (Salesiana, 2006) e organizou a coletânea A arte da reportagem (Scritta, 2006).
Título: Petróleo e poder: o envolvimento militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico
Autor: Igor Fuser
Número de páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42
ISBN: 978-85-7139-819-1
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:http://www.editoraunesp.com.br/ ou telefone (11) 3242-7171.

0 comentários: